top of page

Viagem técnica em Ilhéus encerra Projeto Inovater

Atualizado: 18 de dez. de 2023




A Fundagres Inovar executa projetos que fortalecem o desenvolvimento sustentável das comunidades e seus territórios, incentivando a qualidade de produtos e serviços das atividades agropecuárias no Espírito Santo. Atualmente, a instituição promove a Campanha de Melhoria dos Produtos e Serviços e Atividades Agropecuárias na Calha do Rio Doce, uma ação transversal que integra diferentes projetos executados pela fundação.


Neste sentido, uma série de ações com o objetivo de fornecer informações técnicas e promover espaços de compartilhamento de conhecimentos foram realizadas. Entre elas, está a Capacitação "Ciência da Torra do Café + Ciência da Extração", ministrada pelo coffee hunter Ensei Neto, entre os dias 27 e 30 de novembro, em Linhares.


Na ocasião, a comunidade pôde aprender mais sobre os sabores e aromas deste grão, além de conhecerem aspectos da qualidades desta cultura agrícola, sua análise sensorial e extração.


Outra atividade realizada foi uma capacitação gastronômica que aconteceu na Fábrica de Biscoitos da região, ministrada pelo Chef Mario Zaneti.


Além disso, nos dias 12 e 13 de dezembro, será realizada uma excursão com as mulheres agricultoras familiares residentes nos territórios da calha do Rio Doce, que foram atingidas pelo desastre ambiental provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, Mariana, em Minas Gerais.


Durante a atividade, as participantes conhecerão o projeto PÓDEMULHERES, em Muqui. O grupo produz um café especial e abrirá as portas para as visitantes conhecerem o seu espaço de produção, o seu laboratório, bem como todos os processos realizados por elas.


A partir desta segunda (11), como parte desta Campanha, uma viagem técnica à Ilhéus marca o encerramento do Projeto Inovater.


Lá, uma série de atividades acontecerão, como capacitação para seleção de amêndoas do cacau, chocolateria, além de visitas técnicas às produções cacaueira, orgânicas de Ilhéus, que possui reconhecimento nacional.


Também será visitada a Rede de Agroecologia Povos da Mata, formada por produtores da agricultura familiar assentados da reforma agrária, a Chocolateria Dengo e o assentamento Dois Riachões.


Participam desta ação técnicos do Incaper, da Fundagres Inovar, beneficiárias do projeto Mulheres do Cacau, alunos do Movimento de Promoção Educacional do Espírito Santo (MEPES), representantes da ACAU, público do projeto Inovater para uma série de atividades em Ilhéus - BA, município conhecido como a capital brasileira do cacau.


🤝 A Capacitação faz parte da Campanha de Melhoria da Qualidade dos Produtos e Serviços das Atividades Agropecuárias na Calha do Rio Doce, realizada pela Fundagres Inovar e Incaper por meio do Projeto Inovater apoiado pela Fundação Renova e outros projetos da Fundagres Inovar, como o InovaRural (apoiado pelo @mdagovbr e pelo @mapa_brasil) e Campo Livre (apoiado pela @fapes.es).


Informações à Imprensa:

Sara Gomes | Cecilia Ribeiro

(27) 99856-8900 | (27) 99765-3777




43 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page