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Entregas de Identidades Visuais realizadas pelo Projeto Rede PetrotecES

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Logotipo Festival do Caranguejo 2024 2.png
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Todas as Identidades Visuais foram desenvolvidas pela Designer Sara Gomes

Sobre o projeto

   Depois de mais de dois anos desde o primeiro lockdown decretado em diversas localidades do país em decorrência do novo coronavírus, as consequências ainda podem ser sentidas. Em 2022, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, há 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome no último ano, e mais da metade da população, 58,7%, convive com algum grau de insegurança alimentar. Da mesma forma, a desigualdade escalonou ao maior patamar dos últimos dez anos, segundo o levantamento realizado pelo Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS).

   Frente a esse cenário, surgem iniciativas que visam contribuir para a geração de rendas alternativas e para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional. É o caso do projeto Rede PetroTec ES, realizado pela Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo, Fundagres INOVAR, em parceria com a Petrobras. As atividades abrangem diferentes frentes ao longo de dois anos de projeto e beneficiam os setores produtivos agropecuários, aquícolas, pesqueiros e do turismo de comunidades de cinco municípios do estado, como mostrado no quadro abaixo.

  •  Linhares/ES

Comunidades: Regência, Povoação, Degredo, Pontal do Ipiranga e Cacimbas;

  • Serra/ES

Comunidades: Jacaraípe e Nova Almeida;

  • Itapemirim/ES

Comunidades: Itaoca e Itaipava;

  • Marataízes/ES

Comunidades: Pontal;

  • Anchieta/ES

Comunidade: Maeba.

   As ações de assistência técnica e extensão rural e pesqueira (ATER e ATEPA) beneficiarão cerca de 24 grupos produtivos, totalizando 240 agricultores familiares, pescadores, quilombolas, assentados, jovens, mulheres e empreendedores. Dentre as ferramentas utilizadas para aprimorar os setores produtivos compostos por estes grupos, estão a realização de pesquisas de mercado, disponibilização gratuita de plataforma eletrônica Campo Livre para comercialização dos bens produzidos, desenvolvimento de mapas virtuais para divulgação das áreas de produção integrada ao turismo, além de assessorias técnica e de marketing e implantação de Unidades de Referência e Protótipos que incentivem o uso dos conceitos agroecológicos e energias renováveis, além do aproveitamento de resíduos orgânicos.

  Ao reestruturar os setores produtivos agropecuários, aquícolas, pesqueiro e do turismo aliados à valorização de etnia, gênero, geração e inclusão produtiva, criativa e digital, o projeto formaliza uma Rede Interinstitucional de Apoio à Comercialização dos Produtos e Serviços da Agricultura Familiar do Estado do Espírito Santo, levando desenvolvimento socioambiental e econômico por meio da adequação e reaplicação de tecnologias sociais e pelo uso de práticas sustentáveis, plataformas digitais, capacitação e inovação.

  O resultado esperado é que as comunidades selecionadas alcancem a transformação social e o desenvolvimento socioambiental e econômico e sigam com autonomia, de forma mais visível para a população local e turistas, mais integrada à economia local e mais próxima da administração pública.

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