Nesta Páscoa, produtora apoiada pelo projeto Inovater apresenta outras utilidades para a fruta
Aproveitando a Páscoa, viemos falar sobre os diversos usos do cacau, principal matéria-prima do tão amado chocolate. Você sabia que a fruta pode virar cocada, utilizada em pó para misturar com o leite, como se fosse um achocolatado, e se transformar em pratos salgados, como macarrão?
Quem conta tudo isso é a empreendedora Karina Lozer. Seu marido, Cleudionias Belo de Jesus, há dez anos atua como produtor de cacau na região de Povoação, em Linhares, seguindo a tradição familiar.
Sempre inovando desde o início das atividades, Karina explica o potencial do cacau: "Nossa fruta se transforma em pão, bolo, cocada de chocolate e licor. Tudo isso é produzido de forma artesanal na nossa propriedade. Em vez de achocolatado, usamos cacau em pó de fabricação própria", explica Karina.
O último experimento, produzido desde o ano passado, é a massa de cacau, um macarrão produzido a partir da fruta. "A cor é marrom, o aroma é como se fosse de chocolate, mas o gosto é como o de um macarrão normal. Já apresentei o produto para o conhecimento de todos na região em um projeto de amparo", completa a empreendedora.
Na imagem ao lado, a massa feita com o cacau de Povoação, que fica uma delícia com molho branco.
O projeto do qual Karina faz parte é o Inovater, o Projeto Assessoria Técnica e Consultoria Especializada em Assistência Técnica e Extensão Rural ao Programa de Retomada das Atividades Agropecuárias do Espírito Santo, que está sendo executado pela Fundagres Inovarem parceria com o INCAPER e FUNDAÇÃO RENOVA e realiza ações coletivas de ATER, junto aos 280 produtores rurais atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão, dos municípios de Baixo Guandu, Colatina, Linhares e Marilândia.
Pautadas no instrumento metodológico participativo, o projeto tem o intuito de incentivar e estruturar a retomada das atividades agropecuárias na Bacia do Rio Doce do estado do Espírito Santo, previstas pelo Programa de Uso Sustentável da Terra (UST).
Membra da Associação Comercial de Povoação, Karina sempre incentiva a comunidade a participar de iniciativas que capacitam os produtores e potencializam os negócios. "Com o apoio do projeto Inovater, da Fundagres Inovar, mantemos a tradição e a inovação do cultivo e manejo do cacau".
O cacau é muito mais que o chocolate, tão importante na páscoa. E ainda mais que os produtos derivados dele também. É o resultado do esforço e cuidado de diversos produtores e produtoras, é tradição e fonte de renda. O engenheiro agrônomo do projeto, João Eduardo Ávila, completa: "A produção artesanal do cacau reflete na conservação das florestas e é uma cultura carregada de história e envolvimento das famílias rurais".
Feliz Páscoa a todos!
Comments