Tilápias de Povoação são principal atração de Festival em Linhares
O Festival da Tilápia de Povoação está chegando, reunindo a riqueza culinária que surge a partir deste peixe de água doce e atrações para a família inteira. O evento acontece nos dias 15 e 16 de julho, a partir das 10h, próximo da entrada do balneário, no recanto Zé Colmeia.
Com o apoio da Prefeitura de Linhares por meio da secretaria municipal de Cultura e Turismo, e do projeto Rede Petrotec ES, realizado pela Fundagres Inovar em parceria com a Petrobras, o Festival da Tilápia mostra o motivo de seu nome trazendo uma safra de 2 mil unidades do animal. Os peixes estão sendo cultivadas em nove tanques de lona suspensos no distrito de Linhares.
Saiba mais sobre a piscicultura de Povoação.
As tilápias, que estarão disponíveis para venda filetados, inteiros e vivos, também compõem o variado cardápio disponível para os participantes. A praça de alimentação terá opções como moqueca, torta capixaba, quibe, empadas, hambúrguer e as tradicionais porções. Em adição à compra e à degustação, também haverá uma oficina de filetagem com técnicos do Incaper no sábado, às 11h. Os interessados poderão se inscrever presencialmente durante o evento.
Para animar a festa, diversas atrações musicais dividem espaço com atrações para a criançada, como pula-pula apresentação do palhaço risadinha. Além disso, os visitantes também vão poder conhecer e adquirir exemplares do artesanato capixaba ou da produção cacaueira de Povoação.
A expectativa é que a pousada Zé Colmeia receba cerca de 5000 pessoas. "Estamos muito animados e creio que teremos uma movimentação grande de turistas nesse período de inverno. É um evento gastronômico que tem como base um peixe bastante apreciado pelo público e que acreditamos que vai atrair pessoas de diversas regiões do estado. Com toda certeza será um sucesso, a exemplo das festas realizadas em Povoação”, destaca Andréa Aparecida Ferreira Anchieta, secretária deliberativa da Associação dos Pescadores e Assemelhados de Povoação.
A festividade, além da importância pela valorização do setor piscicultor e da cultura da pesca e criação de peixes, também alavanca a economia e fortalece o setor.