A Rede PetrotecES reuniu nomes nacionais e internacionais que são referência em arranjos produtivos voltados para o cacau e para o chocolate.
Com o objetivo de promover uma imersão na cacauicultura e impulsionar a produção no Espírito Santo, o workshop “O Resgate da Cultura do Cacau e o Mercado do Turismo de Experiência”, realizado entre os dias 3 e 4 de setembro, reuniu beneficiários da Rede PetrotecES e palestrantes nacionais e internacionais.
Ao longo do evento, vivências de pessoas que atuam nos diferentes arranjos produtivos locais voltados ao cacau e ao chocolate foram contadas. Com isso, técnicas e manejos inovadores foram o foco do workshop – desde a colheita das amêndoas até a produção artesanal do chocolate e degustações.
Uma das palestrantes foi Maru Albor, do México, que se dedica à Medicina Ancestral Maia e é facilitadora de rituais como o Sagrado Cacau. Ela falou sobre a importância dessa cultura para os povos originários e o seu uso terapêutico.
Já o especialista em Gestão Sensorial de Bebidas & Alimentos Ensei Neto ministrou uma palestra sobre iniciativas de produção local. Ele destacou pontos a serem observados na cadeia produtiva desta cultura com foco na qualidade das amêndoas.
Também ocorreu um intercâmbio de conhecimento entre os participantes e os agricultores familiares do Assentamento Dois Riachões (Bahia), uma das maiores redes de agroecologia do país. Representado por Luciano Silva e Elismária Silva de Oliveira, a Missão Técnica entre BA e ES, promoveu espaços de debates com valiosas experiências na produção de alimentos e cacau orgânico de qualidade com foco no cacau fino.
Além disso, foram realizadas diversas atividades de campo como uma visita à Fazenda São Luiz, em Linhares, que é um verdadeiro símbolo de tradição e excelência no cultivo de cacau. Os beneficiários também conheceram a Chácara dos Ipês e a Fazenda Primavera, onde aprenderam sobre o processo de produção dos Chocolates Primavera.
O workshop é realizado pelo Projeto RedePetrotec ES, da Fundagres Inovar, em parceria com a Petrobras e conta também com apoio de outros projetos como o Inovarural.
A Fundagres Inovar promove intercâmbio de conhecimentos que aprimoram técnicas e processos agro e socioambientais. Neste sentido, uma das suas ações mais recentes foi a Campanha de Melhoria da Qualidade dos Produtos e Serviços das Atividades Agropecuárias na Calha do Rio Doce, que impulsionou e integrou atividades de produtores de todo o Espírito Santo.
Acompanhe-nos nas redes sociais e saiba mais sobre o nosso trabalho.
Informações à Imprensa:
Sara Gomes | Cecilia Ribeiro
(27) 99856-8900 | (27) 99765-3777
댓글