top of page

Rede Petrotec ES impacta arranjos produtivos de municípios do Espírito Santo

Após o início do trabalhos no final de 2022, o projeto Rede PetroTec ES, inciativa da Fundagres Inovar em parceria com a Petrobras, já começa a impactar arranjos produtivos locais nos municípios de Anchieta, Itapemirim, Linhares, Marataízes e Serra, no estado do Espírito Santo.


Além da apresentação do projeto a autoridades, no município de Serra, a equipe da Fundagres Inovar se reuniu com a Associação de Pescadores de Jacaraípe (ASPJ), com a Federação das Associações de Pescadores Profissionais e Aquicultores do Espírito Santo (Fapaes) e com a Associação de Pescadores e Aquicultores da Lagoa do Juara (APLJ). Já em Anchieta, houve mobilização e articulação de integrantes da Associação de Piscicultores da Lagoa de Mãe Ba (APLAM), da Associação de Artesanato Mãe Ba e da Casa de Artesanato de Mãe Ba.



Visita às artesãs de Mãe Ba


Esses contatos permitem a identificação do grau de experiência e de conhecimento de práticas de organização e trabalho, o levantamento de históricos de iniciativas já conduzidas com os grupos, o diagnóstico da estrutura de apoio e da experiência e atualização continuada durante a existência das instituições participantes. Principalmente, são levantadas sinergias entre as necessidades de cada grupo e o escopo central do projeto, ou seja, a criação de fontes alternativas de renda, o fortalecimento de arranjos produtivos locais e a a melhora na segurança alimentar da população impactada.


Dessa forma, podem ser planejadas ações de impacto, como o apoio na integração de parceiros públicos e privados, apoio jurídico, fortalecimento da organização e realização de formações continuadas sobre boas práticas, agregação de valor à cadeia, uso de ferramentas de gestão e de captação de recursos, consolidação de estratégias de marketing, além de abertura de novos mercados e de alternativas de renda para os pescadores e suas unidades familiares.


Além disso, a Fundagres Inovar também disponibilizará gratuitamente Portal Web e APP Campo Livre, multiplataforma que funciona como um classificado digital, dando suporte na divulgação da produção de pescadores, aquicultores e artesãos associados das referidas organizações.


 

Divulgar para impactar


Como toda iniciativa que depende de mobilização, a difusão de informação acerca dos objetivos e das possibilidades é essencial. Por isso, a fim de divulgar o Rede PetroTec ES, a Fundagres Inovar participou da 9ª Festa do Atum e do Dourado, no munícipio de Itapemirim.


Tendo como público alvo grupos de pescadores e marisqueiras do município, assim como lideranças políticas, de setores produtivos da pesca e aquicultura e atores relevantes para o fortalecimento de arranjos produtivos locais, a equipe apresentou o portfólio de projetos da Fundação, o projeto e Portal Campo Livre, que será disponibilizado a todos os beneficiários da Rede. Na imagem abaixo membro da equipe da Fundagres Inovar em stand no evento.

Participou do evento também um grupo de marisqueiras apoiado pela fundação com várias reuniões, locomoções ao local, logísticas para se apresentarem da melhor forma com um cardápio variado que contava com porções de peixes, salgados de camarão, quibe de atum, macarrão com frutos do mar, entre outros exemplares de uma culinária muito elogiada pelos participantes do evento. Este apoio inicia um processo de facilitação da consolidação do grupo Mulheres da Gamboa e já demonstra como a visibilidade em eventos é uma estratégia eficaz para fortalecer grupos participantes de determinado arranjo produtivo.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page