top of page

Projeto Rede PetroTecES realiza formação de produção de protótipo de desidratador de frutas em UBU, Anchieta

Nesta segunda-feira (15), a Fundagres Inovar, por meio do Projeto Rede PetroTecES, promoveu uma formação dedicada à construção de protótipo de desidratação de frutas para o grupo da Associação de Moradores de UBU. O evento aconteceu na Pousada Pau Brasil, em UBU e foi ministrado pelo facilitador Luiz Alberto Margoto.


Os participantes aprenderam como o equipamento funciona, como construir, quais materiais usados, os tipos de desidratadores entre outros pontos. Essa tecnologia social de utilização do desidratador não só proporciona a conservação de frutas de maneira saudável, como também representa uma oportunidade de geração de renda para os empreendedores rurais, pescadores, agricultores familiares da região e organizações associativas.


O desidratador de alimentos desempenha três funções fundamentais para o processo de desidratação. Primeiramente, atua como fonte de calor, mantendo uma temperatura ideal entre 49ºC e 65ºC para extrair a água dos alimentos, sem cozinhá-los. Além disso, elimina a umidade do ar, facilitando a extração de água dos alimentos para o ambiente. Por fim, ventila o ar, promovendo uma circulação eficiente do ar quente pelos tabuleiros, garantindo um processo rápido e resultados excelentes.


Essa capacitação não apenas oferece conhecimentos práticos sobre a produção de frutas desidratadas, mas também representa uma estratégia para agregar valor aos produtos locais.


As frutas desidratadas oferecem uma opção conveniente e nutritiva, concentrando vitaminas, minerais e antioxidantes em um formato de fácil armazenamento e transporte. Rica em fibras dietéticas, essas frutas promovem a saúde digestiva e regulam os níveis de açúcar no sangue e o colesterol.


O Projeto Rede PetroTecES é realizado pela Fundagres Inovar em parceria com a Petrobras.


Informações à Imprensa:

Getúlio Costa | Sara Gomes

(27) 99780-4255 | (27) 99856-8900





5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page