top of page

31º Encontro de Grupos Folclóricos de Regência: Celebração Cultural e Atração Turística

Atualizado: 6 de jun. de 2023



Regência, Linhares/ES - 11 de junho de 2023


Músicas e danças que celebram saberes populares, memória coletiva, religiosidade e tradição ganham palco no 31º Encontro de Grupos Folclóricos de Regência. O evento é gratuito e acontece no dia 11 de junho na Vila de Regência Augusta, situada na foz do Rio Doce, em Linhares, com uma programação que se inicia às 8h, na Avenida Caboclo Bernardo, e vai até às 16h30, movimentando a vila durante todo o fim de semana.


Este ano, o encontro é realizado pela Federação das Bandas de Congo do Espírito Santo e pela Associação do Congo São Benedito de Regência Augusta, com apoio da Prefeitura de Linhares, do Conselho Municipal de Cultura de Linhares, da Cia das Artes de Regência Augusta e do projeto Rede Petrotec ES, executado pela Fundagres Inovar em parceria com a Petrobras.





Imagem do último Encontro. Foto: Karen Bof.


O evento, como sempre, homenageia Caboclo Bernardo, capixaba descendente de indígenas condecorado com o título de Herói pela Princesa Isabel em 1887, mas este ano celebra também o centenário do Mestre Miúdo, Tia Mariquinha (uma das idealizadoras do Encontro de Congos de Regência) e os Mestres de Congo. Adélia Pestana, presidente da Associação Cultural Congo de Regência, conta que o grupo tem ensaiado bastante para a apresentação e se preparado para receber as 16 bandas de Congo, em uma folia da qual todos podem participar e que só termina para o grupo anfitrião depois que o último visitante guarda seu instrumento.


A presidente afirma que a cada edição o número de participantes tende a aumentar, e este ano são esperadas mais de 2000 pessoas, entre integrantes de bandas de Congo e turistas de diferentes partes do estado, para acompanhar o cortejo, a reunião dos mestres e a apresentação dos grupos de dança. Por isso, o momento é também uma oportunidade de geração de renda e trabalho. A chegada de visitantes cria demanda para os serviços de hospedagem, alimentação, artesanato e transporte, fomentando negócios e catalisando o desenvolvimento socioeconômico de Regência e de seus arredores.


Isso se torna ainda mais relevante em um período de recuperação das consequências da pandemia de 2019 e dos impactos da contaminação dos rejeitos da lama de mineração no Rio Doce. Sem iniciativas como esta, a história e a cultura em torno do Congo entrariam no esquecimento da memória coletiva do povo. É com o Congo e a festividade que se torna possível o fortalecimento das raízes culturais locais frente a influências externas e um caminho de prosperidade para a comunidade como um todo.



Banda de Congo tocando no último encontro. Foto: Karen Bof.


Sobre os realizadores:

A Associação do Congo São Benedito de Regência Augusta, instituição cuja missão é congregar e fomentar as manifestações socioculturais de Regência e região, entre outras, os congos, o Grupo Valete de Ouro e o Grupo da Terceira idade, aliados a promoção, os direitos e a defesa do coletivo, no contexto social, econômico, cultural, ambiental e turístico, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Detalhes do Evento:

Data: 11/06/2023

Local: Avenida Caboclo Bernardo s/n, Regência, Linhares - ES

Hora: A partir das 8h

Entrada: Gratuita


Programação:



27 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page